CURSO
DE PSICOLOGIA
ULBRA
TORRES
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
CÓDIGO: 403710 CARGA HORÁRIA 192h/aula ANO: 2011
AVALIAÇÃO:
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS
As Atividades Complementares são classificadas em três
áreas distintas: ensino, pesquisa e extensão. A validação ocorre perante a
apresentação de documentos comprobatórios, realizando-se, obrigatoriamente, o
cômputo por área, para compor o total estipulado. O cômputo geral deve perfazer
192 horas para aprovação na disciplina. A validação ocorre para as atividades
desenvolvidas pelo acadêmico, individual ou coletivamente, abrangendo o período
em que realizou o Curso de Psicologia, de acordo com as normas estipuladas no Regulamento das Atividades Complementares do
Curso de Psicologia.
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ÁREA DA SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL
REGULAMENTO
DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PSICOLOGIA
Art. 1º O presente Regulamento
visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de Psicologia da
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Torres, estabelecendo as normas gerais
de controle, aproveitamento, validação e registro das horas complementares
realizadas pelo acadêmico, na forma das disposições das Diretrizes Curriculares
Nacionais para os Cursos de Psicologia, bem como especificar as atividades que
são válidas para esse fim, os documentos comprobatórios e a limitação da carga
horária admitida para cada atividade.
Art.
2º Atividades Complementares constituem-se em atividades extracurriculares, não previstas
entre as disciplinas obrigatórias ou eletivas do currículo do Curso de
Psicologia, que visam propiciar ao aluno a oportunidade de realizar uma
trajetória autônoma e particular no desenvolvimento acadêmico.
Art.
3º As Atividades Complementares são computadas como horas na matriz
curricular para efeito de integralização do total da carga horária prevista
para o Curso e estão em consonância com as Diretrizes de Graduação da
Pró-Reitoria de Graduação.
Art. 4º As Atividades complementares não correspondem a créditos
financeiros, pois ocorrem de forma independente da atividade docente da
Universidade e são desenvolvidas ao longo da graduação no Curso de Psicologia,
validadas a partir do ingresso no mesmo, conforme a opção do aluno, em horários
não destinados às disciplinas oferecidas regularmente ou na modalidade
intensiva.
Art. 5º O acadêmico deverá realizar, ao longo do Curso de
Psicologia um total de 192h/a. As Atividades Complementares devem ser desenvolvidas
em três modalidades: atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em todas as
modalidades deverá ser cumprido um mínimo de 40 e o máximo de 96 horas/aula
(h/a). Sendo, portanto, vedada a integralização da carga horária com o mesmo tipo de atividade em cada uma
das modalidades obrigatórias.
Art. 6º As Atividades abrangidas por este regulamento serão
controladas pelos professores designados pela Coordenação do Curso de
Psicologia, aos quais compete reconhecer e validar as mesmas.
Art. 7º As Atividades Complementares do Curso de Psicologia desta
Universidade compõem-se do que segue (Compreendendo sua pertinência às áreas da
Saúde e Bem-Estar Social e Ciências Humanas):
I – Disciplinas não previstas no currículo do Curso de
Psicologia ou disciplinas curriculares eletivas cursadas além das disciplinas
eletivas obrigatórias;
II – Monitoria de Ensino e/ou Pesquisa;
III – Estágios extracurriculares;
IV - Cursos de idiomas estrangeiros;
V – Projetos e programas de pesquisa;
VI – Trabalhos publicados;
VII – Participação na Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de Psicologia, bem como
assistência a desfesas de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado
relacionadas à Psicologia;
VIII – Projetos e Programas de Extensão;
IX – Cursos e eventos;
X – Representações estudantis;
XI – Projetos voluntariados do Curso de Psicologia;
XII – Obtenção de prêmios.
Parágrafo único – o detalhamento das atividades relacionadas acima é
apresentado no ANEXO – “Elenco de Atividades Complementares”, podendo ser
incrementadas durante todo o Curso, frente às novas demandas, mediante
aprovação da Coordenação do Curso.
Art. 8º Todas as atividades constantes devem ser comprovadas pelo
próprio acadêmico, mediante a apresentação dos documentos pertinentes, junto
aos professores responsáveis pelo controle das Atividades Complementares.
§ 1º Compete ao acadêmico, cadastrar-se (mediante uma ficha de
inscrição) junto aos professores responsáveis pelas Atividades Complementares,
a partir do primeiro semestre, assim como apresentar-se, periodicamente, para
registrar, computar e atestar o desenvolvimento das atividades, perante a
apresentação de documentos originais com as devidas cópias, sendo essas últimas
arquivadas no Curso.
§ 2 º Os documentos, cópias dos originais fornecidas pelo
acadêmico, permanecerão sob a guarda dos professores responsáveis pelo controle
das Atividades Complementares.
§ 3 º Ao final de cada semestre letivo os professores
responsáveis pelo controle das Atividades Complementares deverão realizar o
cômputo geral das horas referentes às Atividades Complementares, preencher a
“Ata de Resultados Finais” e enviar à Secretaria Geral da ULBRA, com a
devida integralização da carga horária
estipulada para tais atividades, para
fins de lançamento no histórico escolar.
Art.9º Compete aos professores responsáveis pelas Atividades
Complementares dirimir possíveis dúvidas junto à Coordenação do Curso de
Psicologia e suprir eventuais lacunas advindas, mediante a expedição de atos complementares que se fizerem
necessários.
Art. 10 Este regulamento entra em vigor na data de sua aprovação
pelos órgãos competentes, revogando-se todas as demais disposições em contrário
existentes sobre a matéria, tornando-o público pela direção do Curso de
Psicologia.
Obs.
Casos não previstos no presente regulamento serão avaliados pelos professores
responsáveis pelas Atividades Complementares junto à Coordenação do Curso de
Psicologia.
ANEXO
ELENCO
DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
GRUPO
DE ATIVIDADES: ENSINO
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||
Nº
|
Descrição da atividade e critérios básicos para validação
|
Aproveitamento em horas /aula
|
|
Monitoria – caráter voluntário ou remunerado
através de bolsa – no Curso de Psicologia ou demais cursos da Ulbra, com
parecer final individual favorável elaborado pelo Professor-Orientador, em
formulário próprio, com dedicação semanal de 4 horas/aula.
|
20 horas
|
|
Monitoria – caráter voluntário ou remunerado
através de bolsa – no Curso de Psicologia ou demais cursos da Ulbra, com
parecer final individual favorável elaborado pelo Professor-Orientador, em
formulário próprio, com dedicação semanal de 8 horas/aula.
|
40 horas
|
|
Disciplinas curriculares do Curso de
Psicologia e de outras áreas afins, cursadas além das disciplinas
obrigatórias.
Obs: as possíveis
disciplinas excedentes poderão, excepcionalmente, compor carga horária de
qualquer área de distribuição das atividades.
|
68 (Disciplinas de 4
créditos)
34 (Disciplinas de 2
créditos)
|
|
Cursos de extensão na área da Psicologia ou
em outras áreas afins.
|
Carga horária cursada
|
|
Cursos de idiomas estrangeiros – carga
horária máxima admitida de 45 h/a.
|
Carga horária cursada
(Máximo de 45 h/a)
|
|
Cursos livres, de outras
áreas afins, que auxiliem o desenvolvimento do trabalho na Psicologia, como
por exemplo, Informática – carga horária máxima admitida de 51 h/a.
|
Carga horária cursada
(Máximo de 51 h/a)
|
|
Representações Estudantis – no Centro
Acadêmico do Curso de Psicologia ou Diretório Central de Estudantes da Ulbra
(DCE). Apresentação de Atestado da Diretoria do DCE. Carga horária máxima
admitida de 20 h/a.
|
Até 20 horas
|
|
Congressos na área da Psicologia – em nível
de graduação. Apresentação do Folder
ou Programa juntamente com o Certificado.
|
Conforme constem nos
documentos comprobatórios
|
|
Seminários, Simpósios,
Jornadas, Encontros ou similares, na área da Psicologia ou outras áreas
afins. Apresentação do Folder ou Programa
juntamente com o Certificado.
|
Conforme constem nos
documentos comprobatórios
|
|
Aula Inaugural ou
Palestra na área da Psicologia.
|
2 horas
|
|
Palestras – participação individual ou
coletiva como palestrante, na área da Psicologia ou outras áreas afins.
Apresentação do Folder ou Programa
juntamente com o certificado. Carga horária máxima admitida de 12 h/a.
|
Máximo de 4 horas por evento
|
|
Participação
em eventos oficiais da Ulbra – excetuando-se exposições, festividades,
apresentações artísticas ou esportivas. Carga horária máxima admitida, no
total – 4 h/a.
|
Máximo de 1 hora por
evento
|
|
Participação
|
Conforme constem os
documentos comprobatórios
|
|
Participação
efetiva em comissões permanentes de Órgãos de Classe da Psicologia – Atestado
da Entidade - tempo mínimo de 1h/ semanal.
|
Máximo de 8 horas aula
|
|
Outras
atividades de ensino não elencadas serão submetidas `a avaliação da Coordenação do Curso.
|
----------------
|
GRUPO DE ATIVIDADES: PESQUISA
|
||
Nº
|
Descrição da atividade e critérios básicos para validação
|
Aproveitamento em horas /aula
|
|
Monitoria – caráter voluntário ou remunerado
através de bolsa – no Curso de Psicologia ou nos demais cursos da Ulbra, com
parecer final individual favorável elaborado pelo Professor-Orientador, em
formulário próprio, com dedicação semanal de
|
30 horas
|
|
Monitoria – caráter voluntário ou remunerado
através de bolsa – no Curso de Psicologia ou nos demais cursos da Ulbra, com
parecer final individual favorável
elaborado pelo Professor-Orientador, em formulário próprio, com dedicação
semanal de
|
40 horas
|
|
Participação na publicação de livros na área
da Psicologia (com orientação).
|
30 horas
|
|
Participação na publicação de capítulos de
livros na área da Psicologia (com orientação).
|
30 horas
|
|
Publicação de artigos ou similares na área da
Psicologia ou outras áreas afins em revista indexada (com orientação).
|
40 horas
|
|
Publicação de trabalhos na íntegra em Anais
de evento científico da área da Psicologia.
|
30 horas
|
|
Publicação de resumos em Anais de evento
científico da área da Psicologia. Cada resumo será computado somente uma vez.
|
20 horas
|
|
Apresentação com premiação, distinção e/ou
louvor de trabalhos científicos em Congressos na área da Psicologia.
|
20 horas
|
|
Apresentação
de trabalho científico – defesa oral – em Congressos na área da Psicologia.
|
30 horas
|
|
Apresentação de trabalho científico – Pôster ou similar em Congressos ou
Salão de Iniciação Científica na área da Psicologia. O mesmo pôster quando
apresentado mais de uma vez, computa apenas 10 horas.
|
20 horas
|
|
Apresentação oral de Pôster ou similar em
Congressos ou Salão de Iniciação Científica na área da Psicologia. A mesma
apresentação quando realizada mais de uma vez, computa apenas 05 horas.
|
10 horas
|
|
Assistência às Mostras de Trabalhos de
Conclusão do Curso de Psicologia – carga horária máxima admitida de 8 h/a.
|
2 horas por evento
|
|
Assistência às defesas de Dissertações de
Mestrado ou Teses de Doutorado na área da Psicologia ou afim – carga horária
máxima admitida de 10 h/a.
|
2 horas por evento
|
|
Outras
atividades de pesquisa não elencadas serão submetidas `a avaliação da Coordenação do Curso.
|
_______
|
GRUPO DE ATIVIDADES: EXTENSÃO
|
||
Nº
|
Descrição da atividade e critérios básicos para validação
|
Aproveitamento em horas /aula
|
|
Participação em Projetos ou Programas de
Extensão relacionados com os objetivos do Curso de Psicologia ou outras áreas
afins com parecer final individual favorável elaborado pelo
Professor-Orientador, em formulário próprio, com dedicação semanal de
|
30
|
|
Participação em Projetos ou Programas de
Extensão relacionados com os objetivos do Curso de Psicologia ou outras áreas
afins com parecer final individual favorável elaborado pelo
Professor-Orientador, em formulário próprio, com dedicação semanal de
|
60
|
|
Campanhas Comunitárias e Feira das Profissões
– carga horária máxima admitida de 40 h/a.
|
Conforme constem os
documentos comprobatórios
|
|
Projetos Voluntários em nível comunitário –
carga horária máxima admitida de 34 h/a - Apresentação de Projeto Prévio em
que constem: local, endereço e telefone, período de realização, horário a ser
cumprido, objetivos e nome do Supervisor Responsável. Apresentação, por
ocasião da comprovação das atividades, de relatório onde constem: objetivos
alcançados, não alcançados, justificativas correspondentes e assinatura do
Responsável, datas e horários cumpridos.
|
Conforme constem os
documentos comprobatórios
|
|
Estágios extracurriculares – remunerados ou
não remunerados, independente da necessidade de Convênio - carga horária
máxima admitida de 68 h/a. Apresentação de Projeto Prévio ao estágio, em que
constem: Instituição, endereço e telefone, período de realização, horário a
ser cumprido, objetivos e nome do Professor Psicólogo e/ou Psicólogo
Responsável Técnico da Instituição. Apresentação, por ocasião da comprovação
das atividades, de relatório onde constem: objetivos alcançados, não
alcançados, justificativas correspondentes e assinatura do Professor
Psicólogo e/ou Psicólogo Responsável Técnico, datas e horários cumpridos.
|
Carga horária cursada
(Máximo de 68h/a)
|
|
Palestras – participação individual ou
coletiva como palestrante em Projetos ou Programas de Extensão - carga
horária máxima admitida 12 h/a.
|
Máximo de 4 horas por evento
|
|
Participação em Oficinas ou similares
relacionadas com os objetivos do Curso de Psicologia ou outras áreas afins.
Carga horária máxima admitida de 12 h/a.
|
Máximo de 4 horas por evento
|
|
Participação como membro de comissão
organizadora em eventos da área da Psicologia – nível de graduação.
Até 5h (2 horas); de 6 a 10h (4 horas); de 11
a 15h (6 horas); de 16 a 20h (10 horas).
|
Máximo de 10 horas
por evento
|
|
Monitoria
– voluntária ou remunerada – ou atividade assemelhada, em eventos da área da
Psicologia.
|
Máximo de 4 horas por
evento
|
|
Outras
atividades de extensão não elencadas serão submetidas `a avaliação da Coordenação do Curso.
|
________
|
CURSO
DE PSICOLOGIA
FORMULÁRIO
PARA CADASTRAMENTO EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES
CURRÍCULO -
CÓDIGO:
|
TOTAL 192 HORAS/AULA
|
|
DATA
DO CADASTRO
|
||
HORAS FALTANTES EM
|
ASS.
|
|
HORAS FALTANTES EM
|
ASS.
|
|
HORAS FALTANTES EM
|
ASS.
|
|
HORAS FALTANTES EM
|
ASS.
|
|
SEMEST. DA CONCLUSÃO
|
ASS.
|
Nome do
Aluno:..........................................................................................................................
Número
acadêmico..................................................................................................................
Endereço:..................................................................................................................................
CEP..........................................................
Cidade:.......................................................................................................................................
Telefone:........................................................
Celular:.................................................................
E-mail:.........................................................................................................................................
De acordo Acadêmico quanto aos
critérios adotados para validação:
.................................................................................................................................................
De acordo Professores Responsáveis pelas
Atividades Complementares:
....................................................
....................................................
NOME
DO
ALUNO:..........................................................................................................................
ATIVIDADES
DE ENSINO
|
DESCRIÇÃO
DA ATIVIDADE
|
CARGA HORÁRIA
|
DATA
DO CADASTRAMENTO DA ATIVIDADE
|
CARGA HORÁRIA MÍNIMA:
40 HORAS/AULA - MÁXIMA: 96 HORAS/AULA
|
|||
TOTAL
PARCIAL
|
ATIVIDADES
DE PESQUISA
|
DESCRIÇÃO
DA ATIVIDADE
|
CARGA HORÁRIA
|
DATA
DO CADASTRAMENTO DA ATIVIDADE
|
CARGA HORÁRIA MÍNIMA:
40 HORAS/AULA – MÁXIMA: 96 HORAS/AULA
|
|||
TOTAL
PARCIAL
|
ATIVIDADES DE EXTENSÃO
|
DESCRIÇÃO
DA ATIVIDADE
|
CARGA HORÁRIA
|
DATA
DO CADASTRAMENTO DA ATIVIDADE
|
CARGA HORÁRIA MÍNIMA:
40 HORAS/AULA - MÁXIMA: 96 HORAS/AULA
|
|||
TOTAL
PARCIAL
|
TOTAL GERAL:
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