Pular para o conteúdo principal

NOVO CRONOGRAMA DO CURSO DE EXTENSÃO EM WINNICOTT

Data

Horário
Carga Horária

Conteúdo/Tema                                                                                                                       

Material audiovisual necessário para cada aula
01/09 SEGUNDA                               
19h as 22h
4h/a
Porque estudar Winnicott e psicanálise de crianças (panorama sobre o curso a ser desenvolvido)
  • Lendo Winnicott (artigo de Thomas Ogden)
Psicanálise teoria e técnica
  • As transformações no perfil do paciente, do analista e do processo analítico. Para onde vai a Psicanálise? (Zimerman)
  • Leitura complementar: Os principais autores das sete escolas de Psicanálise e sua contribuição à técnica. Méritos e Críticas (Zimerman)


- Projetor multimídia
- Caixa de som (pode ser portátil) para notebook
- Quadro e canetas
16/09
TERÇA
19h as 22h
4h/a
Da Pediatria a Psicanálise (Winnicott)
  • Desenvolvimento emocional primitivo
  • A preocupação materna primária
  • Ansiedade associada à insegurança

- Projetor multimídia
- Caixa de som (pode ser portátil) para notebook
- Quadro e canetas
25/09
QUINTA
19h as 22h
4h/a
O Brincar e a Realidade (Winnicott)
  • Objetos transicionais e fenômenos transicionais
  • Criatividade e suas origens

- Projetor multimídia
- Caixa de som (pode ser portátil) para notebook
- Quadro e canetas
17/10
SEXTA
19h as 22h
4h/a
  • Psicoses e cuidados maternos (Winnicott - PaP)
  • Classificação: existe uma contribuição psicanalítica à classificação psiquiátrica? (Winnicott)

- Projetor multimídia
- Caixa de som (pode ser portátil) para notebook
- Quadro e canetas
 27/10
SEGUNDA                                   
19h as 22h
4h/a
  • O normal e o patológico (Bergeret)
  • Psicopatologias da Infância segundo Ajuriaguerra (Marcelli)
  • Winnicott e a neurose infantil (Celeri)


- Projetor multimídia
- Caixa de som (pode ser portátil) para notebook
- Quadro e canetas
17/03
TERÇA
19h as 22h
4h/a
  • Psicanálise com crianças (David Zimerman)
  • Revisitando o Anna Freud´s Diagnostic Profile (Cleon Cerezer)


- Projetor multimídia
- Caixa de som (pode ser portátil) para notebook
- Quadro e canetas
27/03
SEXTA
19h as 22h
4h/a
Aspectos clínicos e metapsicológicos da regressão no contexto analítico (Winnicott – PaP)
Ódio na contratransferência (Winnicott – PaP)
- Projetor multimídia
- Caixa de som (pode ser portátil) para notebook
- Quadro e canetas
16/04
QUINTA
19h as 22h
4h/a
O valor da consulta terapêutica (Winnicott – E P)
Aos pais e aos psicoterapeutas (Cerezer)
Autoridade na educação (Cerezer)

Leitura Complementar: As famílias e a contemporaneidade (Outeiral)

- Projetor multimídia
- Caixa de som (pode ser portátil) para notebook
- Quadro e canetas
08/05
SEXTA
19h as 22h
4h/a
Privação e Delinquência (Winnicott)
  • Agressão e suas origens
  • A ausência de um sentimento de culpa
  • A tendência antissocial
- Projetor multimídia
- Caixa de som (pode ser portátil) para notebook
- Quadro e canetas
18/05
SEGUNDA
19h as 22h
4h/a
Sobre o Uso do Objeto (Winnicott - EP)
Estudos de Casos
Avaliação do curso


- Projetor multimídia
- Caixa de som (pode ser portátil) para notebook
- Quadro e canetas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCENTES

Adriana Silveira Kessler /Mestra Fátima Oliveira de Oliveira /Mestra Graziela Cucchiarelli Werba /Pós Doutora Matheus Alan Cardoso Correa /Mestr e Mercês Sant'anna Ghazzi /Mestra Siloé Terezinha Rey  /Mestra Valéria de Almeida Flores Cruz /Mestra Professoras do Curso Adriana, Fátima, Valéria,  Alunas do curso e Graziela Fátima e Graziela Valéria, Magda Noschang e Marido, Adriana Adriana  Mercês  Siloé com turma de Psicopatologia Matheus com a turma de Teorias Psicoterápicas II

Professora Simone R. dos Reis Nunes, a nova Mestra do Curso de Psicologia

   Professora da ULBRA Torres recebe nota dez e elogios pela sólida formação recebida no Curso de Psicologia da ULBRA Torres.  No dia 21 de março de 2018, foi apresentada a dissertação de Mestrado da professora Simone Nunes, ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sócio Econômico da UNESC/SC. Após a apresentação e a arguição da banca composta por dois professores do PPGDSE e uma professora da PUCRS, a professora Simone recebeu a nota dez com recomendação para publicação de livro. A banca foi composta pelos professores Rafael Rodrigo Muller, Ismael Francisco de Souza, professora Marlene N. Strey (por parecer) e a orientadora, professora Giovana Ilka Jacinto Salvaro.  Fazer o que gosta, gostar do que faz: jovens estudantes e o(s) mundo(s) do trabalho, é o título da pesquisa realizada em em Torres e em Sombrio, com jovens do ensino médio. A professora Simone desenvolve o projeto de orientação profissional Cinema, Papo e Profissão, que inspirou a pesquisa. Fomos

MATRIZ CURRICULAR