Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES






CURSO DE PSICOLOGIA


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CÓDIGO: 403710            CARGA HORÁRIA 192h/aula                             ANO:             2007   


Caixa de texto: DESCRITOR: Mecanismo de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo Curso de Psicologia. Compreende atividades extracurriculares nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas conforme opção do  acadêmico, porém correlacionadas com os objetivos gerais do curso





AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS
As Atividades Complementares são classificadas em três áreas distintas: ensino, pesquisa e extensão. A validação ocorre perante a apresentação de documentos comprobatórios, realizando-se, obrigatoriamente, o cômputo por área, para compor o total estipulado. O cômputo geral deve perfazer 192 horas para aprovação na disciplina. A validação ocorre para as atividades desenvolvidas pelo acadêmico, individual ou coletivamente, abrangendo o período em que realizou o Curso de Psicologia, de acordo com as normas estipuladas no Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Psicologia.











UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
ÁREA DA SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PSICOLOGIA


Art. 1º O presente Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, estabelecendo as normas gerais de controle, aproveitamento, validação e registro das horas complementares realizadas pelo acadêmico, na forma das disposições das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia, bem como especificar as atividades que são válidas para esse fim, os documentos comprobatórios e a limitação da carga horária admitida para cada atividade.

Art. 2º Atividades Complementares constituem-se em atividades extracurriculares, não previstas entre as disciplinas obrigatórias ou eletivas do currículo do Curso de Psicologia, que visam propiciar ao aluno a oportunidade de realizar uma trajetória autônoma e particular no desenvolvimento acadêmico.

Art. 3º As Atividades Complementares são computadas como horas na matriz curricular para efeito de integralização do total da carga horária prevista para o Curso e estão em consonância com as Diretrizes de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação.

Art. 4º As Atividades complementares não correspondem a créditos financeiros, pois ocorrem de forma independente da atividade docente da Universidade e são desenvolvidas ao longo da graduação no Curso de Psicologia, validadas a partir do ingresso no mesmo, conforme a opção do aluno.

Art. 5º O acadêmico deverá realizar, ao longo do Curso de Psicologia um total de 192h/a. As Atividades Complementares devem ser desenvolvidas em três modalidades: atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em todas as modalidades deverá ser cumprido um mínimo de 40 e o máximo de 96 horas/aula (h/a). Sendo, portanto, vedada a integralização da carga horária com o mesmo tipo de atividade em cada uma das modalidades obrigatórias.

Art. 6º As Atividades abrangidas por este regulamento serão controladas pelos professores designados pela Coordenação do Curso de Psicologia, aos quais compete reconhecer e validar as mesmas.

Art. 7º As Atividades Complementares do Curso de Psicologia desta Universidade compõem-se do que segue (Compreendendo sua pertinência às áreas da Saúde e Bem-Estar Social e Ciências Humanas) :

I – disciplinas não previstas no currículo do Curso de Psicologia ou disciplinas curriculares eletivas cursadas além das disciplinas eletivas obrigatórias;
II – monitoria de Ensino e/ou Pesquisa;
III – estágios extracurriculares;
IV - cursos de idiomas estrangeiros;
V – projetos e programas de pesquisa;
VI – trabalhos publicados;
VII – Participação na Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de Psicologia, bem como assistência a defesas de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado relacionadas à Psicologia;
VIII – Projetos e Programas de Extensão;
IX – cursos e eventos;
X – representações estudantis;
XI – projetos voluntariados do Curso de Psicologia;
XII – obtenção de prêmios.
Parágrafo único – o detalhamento das atividades relacionadas acima é apresentado no ANEXO – “Elenco de Atividades Complementares”, podendo ser incrementadas durante todo o Curso, frente às novas demandas, mediante aprovação da Coordenação do Curso.

Art. 8º Todas as atividades constantes devem ser comprovadas pelo próprio acadêmico, mediante a apresentação dos documentos pertinentes, junto aos professores responsáveis pelo controle das Atividades Complementares.
§ 1º Compete ao acadêmico, coletar, organizar e armazenar os comprovantes das atividades realizadas, matricular-se no último ano do curso e cadastrar-se (mediante uma ficha de inscrição) junto aos professores responsáveis pelas Atividades Complementares, atestando o desenvolvimento das atividades, perante a apresentação de documentos originais com as devidas cópias, sendo essas últimas arquivadas no Curso.
§ 2 º Os documentos, cópias dos originais fornecidas pelo acadêmico, permanecerão sob guarda dos professores responsáveis pelo controle das Atividades Complementares.
Art.9º Compete aos professores responsáveis pelas Atividades Complementares dirimir possíveis dúvidas junto à Coordenação do Curso de Psicologia e suprir eventuais lacunas advindas, mediante a expedição de atos complementares que se fizerem necessários.
Art. 10  Este regulamento entra em vigor na data de sua aprovação pelos órgãos competentes, revogando-se todas as demais disposições em contrário existentes sobre a matéria, tornando-o público pela direção do Curso de Psicologia.

Obs. Casos não previstos no presente regulamento serão avaliados pelos professores responsáveis pelas Atividades Complementares junto à Coordenação do Curso de Psicologia.


ANEXO

ELENCO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

GRUPO DE ATIVIDADES: ENSINO

Descrição da Atividade e critérios básicos para validação
Aproveitamento em horas /aula
  1.  
Monitoria – caráter voluntário ou remunerado através de bolsa – no Curso de Psicologia ou demais cursos da Ulbra, com parecer final, individual favorável elaborado pelo Professor-Orientador, em formulário próprio, com dedicação semanal de 4 horas/aula.
20
  1.  
Monitoria – caráter voluntário ou remunerado através de bolsa  – no Curso de Psicologia ou demais cursos da Ulbra, com parecer final, individual favorável elaborado pelo Professor-Orientador, em formulário próprio, com dedicação semanal de 8 horas/aula.
40
  1.  
Disciplinas curriculares do Curso de Psicologia e de outras áreas afins, cursadas além das disciplinas obrigatórias.
Obs: as possíveis disciplinas excedentes poderão, excepcionalmente, compor carga horária de qualquer área de distribuição das atividades.
68 (Disciplinas de 4 créditos)
34 (Disciplinas de 2 créditos)
  1.  
Cursos de extensão na área da Psicologia ou em outras áreas afins.
Carga horária cursada
  1.  
Cursos de idiomas estrangeiros – carga horária máxima admitida de 45 h/a.
Carga horária cursada
  1.  
Cursos livres, de outras áreas afins, que auxiliem o desenvolvimento do trabalho na Psicologia, como por exemplo, Informática – carga horária máxima admitida  de 51 h/a.
Carga horária cursada
  1.  
Estágios extracurriculares – remunerados ou não remunerado, independente  da necessidade de Convênio - carga horária máxima admitida de 68h/a.  Apresentação de  Projeto Prévio ao estágio, em que constem: Instituição, endereço e telefone,  período de realização, horário a ser cumprido, objetivos e nome do Professor Psicólogo e/ou Psicólogo Responsável Técnico da Instituição. Apresentação, por ocasião da comprovação das atividades, de relatório onde constem: objetivos alcançados, não alcançados, justificativas correspondentes e assinatura do Professor Psicólogo e/ou Psicólogo Responsável Técnico, datas e horários cumpridos.
Carga horária cursada (Máximo de 68h/a)
  1.  
Representações Estudantis – no Centro Acadêmico do Curso de Psicologia ou Diretório Central de Estudantes da Ulbra (DCE). Apresentação de Atestado da Diretoria do DCE. Carga horária máxima admitida de 17 h/a.
Até 20 horas
  1.  
Congressos na área da Psicologia – em nível de graduação. Apresentação do Folder ou Programa juntamente com o Certificado.
Conforme constem nos documentos comprobatórios
  1.  
Seminários, Simpósios, Jornadas, Encontros ou similares , na área da Psicologia ou  outras áreas afins. Apresentação do Folder ou Programa  juntamente com o Certificado.

Conforme constem nos documentos comprobatórios
  1.  
Palestras – participação individual ou coletiva como palestrante , na área da Psicologia ou  outras áreas afins . Apresentação do Folder ou Programa  juntamente com o certificado. Carga horária máxima admitida de 8h/a.
Máximo de 2 horas por evento
  1.  
Participação como  membro de comissão organizadora em eventos da área da Psicologia – nível de graduação.
Máximo 8 horas por evento
  1.  
Monitoria – voluntária ou remunerada – ou atividade  assemelhada,  em eventos da área da Psicologia.

Máximo 4 horas por evento
  1.  
Participação em eventos oficiais da Ulbra – excetuando-se exposições , festividades, apresentações artísticas ou esportivas . Carga horária máxima admitida , no total – 4 h/a.
Máximo 1 hora por evento
  1.  
Participação em Semana Acadêmica do Curso de Psicologia – carga horária máxima admitida de 40 h/a.

Conforme constem os documentos comprobatórios
  1.  
Participação efetiva em comissões permanentes de Órgãos de Classe da Psicologia – Atestado da Entidade- tempo mínimo de 1h/ semanal.
Máximo 8 horas aula
  1.  
Outras atividades de ensino não elencadas serão submetidas a  avaliação da Coordenação do Curso.
----------------


GRUPO DE ATIVIDADES: PESQUISA
Descrição da Atividade e critérios básicos para validação
Aproveitamento em horas /aula
  1.  
Monitoria – caráter voluntário ou remunerado através de bolsa  – no Curso de Psicologia ou nos demais cursos da Ulbra, com parecer final, individual favorável elaborado pelo Professor-Orientador, em formulário próprio,   com dedicação semanal de 8 a 12 horas/aula.
30
  1.  
Monitoria – caráter voluntário ou remunerado através de bolsa – no Curso de Psicologia ou nos demais cursos da Ulbra , com parecer final, individual favorável elaborado pelo Professor-Orientador, em formulário próprio, com dedicação semanal de 12 a 20 horas/aula.
40
  1.  
Participação na publicação de livros na área da Psicologia (com orientação).
30
  1.  
Participação na publicação de  capítulos de livros na área da Psicologia (com orientação).
30
  1.  
Publicação de artigos ou similares na área da Psicologia ou outras áreas  afins em revista indexada (com orientação).
40
  1.  
Publicação de trabalhos na íntegra em Anais de evento científico da área da Psicologia.
30
  1.  
Publicação  de  resumos em Anais de evento científico da área da Psicologia. Cada resumo será computado somente uma vez.
20
  1.  
Apresentação com premiação, distinção e/ou louvor , de trabalhos científicos em Congressos na área da Psicologia.
20
  1.  
Apresentação de trabalho científico – defesa oral – em Congressos na área  da Psicologia.
30
  1.  
Apresentação de trabalho científico – Pôster ou similar em Congressos na área da Psicologia. Cada pôster será computado somente uma vez.
20
  1.  
Assistência  às Mostras de Trabalhos de Conclusão do Curso de Psicologia– carga horária máxima  admitida de 8 h/a.
2 horas por evento
  1.  
Assistência às  defesas de Dissertações de Mestrado  ou Teses de Doutorado na área da Psicologia ou afim – carga horária máxima  admitida de 10 h/a.
2 horas por evento
  1.  
Outras atividades  de  pesquisa não  elencadas serão submetidas `a  avaliação da Coordenação do Curso.
_______

GRUPO DE ATIVIDADES: EXTENSÃO
Descrição da Atividade e critérios básicos para validação
Aproveitamento em horas /aula
  1.  
Participação em   Projetos ou Programas de Extensão relacionados com os objetivos do Curso de Psicologia  ou outras áreas afins com parecer final, individual favorável elaborado pelo Professor-Orientador, em formulário próprio,   com dedicação semanal de 8 a 12 horas/aula.
30
  1.  
Participação em Projetos ou Programas de Extensão relacionados com os objetivos do Curso de Psicologia ou outras áreas afins com parecer final, individual favorável elaborado pelo Professor-Orientador, em formulário próprio,   com dedicação semanal de 16 a 20 horas/aula.
60
  1.  
Campanhas Comunitárias – carga horária máxima admitida   de 40 h/a.
Conforme constem os documentos comprobatórios
  1.  
Projetos Voluntários em nível comunitário – carga horária máxima admitida de 34 h/a - Apresentação de  Projeto Prévio , em que constem: local , endereço e telefone,  período de realização, horário a ser cumprido , objetivos e nome do Supervisor Responsável . Apresentação , por ocasião da comprovação das atividades, de relatório onde constem : objetivos alcançados, não alcançados , justificativas correspondentes e assinatura do Responsável , datas e horários cumpridos.

Conforme constem os documentos comprobatórios
  1.  
Palestras – participação individual ou coletiva como palestrante em Projetos ou Programas de Extensão - carga horária máxima admitida   8 h/a.
Máximo de 2 horas por evento
  1.  
Participação em  Oficinas ou similares relacionadas com os objetivos do Curso de Psicologia  ou outras áreas afins . Carga horária máxima admitida de 8h/a.
Máximo de 2 horas por evento
  1.  
Outras atividades  de  extensão não  elencadas serão submetidas `a  avaliação da Coordenação do  Curso.
________







CURSO DE PSICOLOGIA


FORMULÁRIO PARA CADASTRAMENTO  EM  ATIVIDADES COMPLEMENTARES


CURRÍCULO  - 
CÓDIGO:                                 
TOTAL 192  HORAS/AULA
DATA DO CADASTRO

 

HORAS FALTANTES EM

 

ASS.

HORAS FALTANTES EM

 

ASS.

HORAS FALTANTES EM

 

ASS.

HORAS FALTANTES EM

 

ASS.

SEMESTRE   DA CONCLUSÃO

 

ASS.

 

Nome do Aluno:..........................................................................................................................
Número acadêmico..................................................................................................................
Endereço:..................................................................................................................................
CEP..........................................................
Cidade:.......................................................................................................................................
Telefone:........................................................Celular:.................................................................
E-mail:.........................................................................................................................................
De acordo Acadêmico quanto aos critérios adotados para validação: .................................................................................................................................................
De  acordo Professores Responsáveis pelas Atividades Complementares:
....................................................                                    ....................................................
NOME DO ALUNO:..........................................................................................................................

ATIVIDADES  DE ENSINO
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
 CARGA HORÁRIA
DATA DO CADASTRAMENTO DA ATIVIDADE
CARGA HORÁRIA MÍNIMA : 34 HORAS/AULA  - MÁXIMA: 96 HORAS/AULA
























TOTAL PARCIAL

ATIVIDADES  DE PESQUISA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
 CARGA HORÁRIA
DATA DO CADASTRAMENTO DA ATIVIDADE
CARGA HORÁRIA MÍNIMA : 34 HORAS/AULA - MÁXIMA: 96 HORAS/AULA
























TOTAL PARCIAL

ATIVIDADES  DE EXTENSÃO
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
 CARGA HORÁRIA
DATA DO CADASTRAMENTO DA ATIVIDADE
CARGA HORÁRIA MÍNIMA : 34 HORAS/AULA - MÁXIMA: 96 HORAS/AULA
























TOTAL PARCIAL

 

TOTAL GERAL:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCENTES

Adriana Silveira Kessler /Mestra Fátima Oliveira de Oliveira /Mestra Graziela Cucchiarelli Werba /Pós Doutora Matheus Alan Cardoso Correa /Mestr e Mercês Sant'anna Ghazzi /Mestra Siloé Terezinha Rey  /Mestra Valéria de Almeida Flores Cruz /Mestra Professoras do Curso Adriana, Fátima, Valéria,  Alunas do curso e Graziela Fátima e Graziela Valéria, Magda Noschang e Marido, Adriana Adriana  Mercês  Siloé com turma de Psicopatologia Matheus com a turma de Teorias Psicoterápicas II

Professora Simone R. dos Reis Nunes, a nova Mestra do Curso de Psicologia

   Professora da ULBRA Torres recebe nota dez e elogios pela sólida formação recebida no Curso de Psicologia da ULBRA Torres.  No dia 21 de março de 2018, foi apresentada a dissertação de Mestrado da professora Simone Nunes, ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sócio Econômico da UNESC/SC. Após a apresentação e a arguição da banca composta por dois professores do PPGDSE e uma professora da PUCRS, a professora Simone recebeu a nota dez com recomendação para publicação de livro. A banca foi composta pelos professores Rafael Rodrigo Muller, Ismael Francisco de Souza, professora Marlene N. Strey (por parecer) e a orientadora, professora Giovana Ilka Jacinto Salvaro.  Fazer o que gosta, gostar do que faz: jovens estudantes e o(s) mundo(s) do trabalho, é o título da pesquisa realizada em em Torres e em Sombrio, com jovens do ensino médio. A professora Simone desenvolve o projeto de orientação profissional Cinema, Papo e Profissão, que inspirou a pesquisa. Fomos

MATRIZ CURRICULAR